User Tools

Site Tools


redecomep:governanca:cg:reunioes:20120710:start

10/07/2012

REDE comep.bh

Décima Segunda Reunião do Comitê Gestor

Ata da décima segunda reunião do Comitê Gestor da Rede comep.bh de Belo Horizonte, realizada no dia 10 de julho de 2012 na sala de Reuniões da Congregação no prédio do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais. Estavam presentes Marcio Luiz Bunte de Carvalho coordenador do Comitê Gestor da Rede comep.bh, Luciano de Errico representante da UFMG, Marcos Fernando dos Santos representante do CEFET-MG, Junia Mara França Padrão, representante da PUC-MG, Alberto Hirsch Junior representante do IGA, Tiago de Paulo Freitas de Carvalho representante da UEMG, Edmar Rodrigues Martins representante da Fiocruz, Renato Machado de Godoy representante da IFMG, Murilo Silva Monteiro representante da RNP presentes também, os convidados Roberto da Silva Bigonha e Renato Antônio Celso Ferreira do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, responsável pela operação do NOC da Rede comep.bh.

Assuntos tratados:

  1. Foram dados informes sobre o processo de instalação do backbone de fibra ótica pela Cemig Telecom que foi integralmente entregue em janeiro deste ano.
  2. Somente após a conclusão das alterações na topologia do backbone foi possível dar início ao processo de fazer a especificação detalhada dos equipamentos de rede com a nova capacidade de 10 Gbps. A partir desta especificação, o NOC submeteu um novo projeto à SECTES que foi encaminhado para a Fapemig. O recurso foi liberado em junho de 2012, quando foi feita a contratação do fornecedor. A previsão para a chegada destes equipamentos é de meados de setembro. A instalação será iniciada imediatamente após a chegada.
  3. O DCC/UFMG, responsável pela operação do NOC, apresentou a minuta do instrumento jurídico para a formalização da operação da rede e transferência de responsabilidade pela guarda dos equipamentos adquiridos pela comep.br para ser instalado na instituição participante. Esta minuta propõe também a formalização do mecanismo de repasse do valor mensal de custeio. A minuta será enviada para a lista do Comitê Gestor para que seja avaliada pelos participantes.
  4. Está sendo planejada a cerimônia de inauguração da Rede comep.bh a ser realizada no início de agosto. A intenção é de contar com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais além de todas as autoridades e representantes das instituições participantes.

Belo Horizonte, 10 de julho de 2012


Marcio Luiz Bunte de Carvalho
Coordenador CG Rede comep.bh

redecomep/governanca/cg/reunioes/20120710/start.txt · Last modified: 2018/11/16 00:26 by 129.213.64.179